sexta-feira, 1 de maio de 2015

Proteína isolada de soja






A proteína isolada de soja é um produto extraído da farinha de soja desengordurada, obtida da remoção dos componentes não proteicos dos grãos. Desta forma, contem aproximadamente 90% de proteínas em base seca.
 
Comparando a proteína de soja com as demais (do trigo, do leite, dos ovos e da carne), observa-se que a proteína de soja contém maiores quantidades dos aminoácidos anabólicos, arginina e glutamina, além de apresentar grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada (isoleucina, leucina e valina). A qualidade de uma proteína é relacionada com o teor de aminoácidos, sua fácil digestão e sua capacidade de suprir os aminoácidos essenciais adequados às necessidades humanas. Ou seja, ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Desta forma, a proteína de soja possui alegação de propriedade funcional aprovada.
 
Existem dois tipos de aminoácidos. De um lado, os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não é capaz de sintetizar, mas que são necessários para o funcionamento do organismo. Portanto, eles têm que ser obtidos através da ingestão de alimentos proteicos. De outro lado, estão os aminoácidos não essenciais, que também são necessários para o funcionamento do organismo, mas podem ser sintetizados pelo próprio indivíduo.
 
O atleta, muitas vezes, para conseguir atingir a recomendação proteica diária tem que utilizar suplementos. O suplemento proteico mais vendido mundialmente é Whey Protein (a proteína do soro do leite). Por que a proteína isolada da soja não é tão consumida? Há alguma contra indicação? Quais são seus benefícios.
 
Além de ser uma excelente fonte proteica, de alto valor biológico, a proteína isolada de soja possui ainda uma grande concentração de antioxidantes (principalmente a isoflavona).
 
Muitos homens, simplesmente, desprezam a proteína de soja em razão da presença de fitoestrógenos, com medo de reduzir a produção endógena de testosterona. Diversos estudos já comprovaram que o consumo moderado dessa proteína não provoca tal efeito.
 
Em se tratando de aumento de massa magra, esportes de resistência e recuperação muscular, a soja também é importante por conter maiores quantidades de alguns aminoácidos anabólicos, tais como arginina e glutamina, além de apresentar grandes quantidades dos aminoácidos de cadeia ramificada.
 
É rica em vitaminas do complexo B, A, C e E. Outra riqueza encontrada na soja está na presença dos minerais: cálcio, fósforo, ferro e potássio. Também possui ótimo teor de fibras, de extrema importância para o funcionamento intestinal adequado,  mas quando combinada às outras proteínas, mostrou-se altamente anticatabólica devido á presença maciça de BCAA, Glutamina e Arginina. Além disso, é de fácil digestão e rica em isoflavonas, fitoquímicos que promovem saúde geral, pois tem a capacidade de decrescer os níveis de mau colesterol e triglicerídeos. Também rica em lecitina, um emulsificante natural de gordura. Fonte de cholina, que contém fosfatidilcholina e fosfatidilserina, capazes de assistir no crescimento muscular por suprimir o catabólico hormônio cortisol e na construção das membranas celulares, principalmente do fígado, ajudando a combater doenças do mesmo.

Benefícios

Fonte de cálcio;
 
Excelente digestibilidade;
 
Melhora a resistência física e imunológica;
 
Aumenta a massa muscular;
 
Previne doenças do coração, câncer, diabetes e osteoporose;
 
Combate os radicais livres.


Fontes:

http://www.mundotri.com.br/2013/07/vale-a-pena-suplementar-com-proteina-de-soja-isolada-em-detrimento-de-whey-protein/

https://www.estacaodosgraos.com.br/proteina-soja-isolada-90-pis-onde-comprar-achar-encontrar-preco-por-quilo-kilo-grama-kg-g-valor-nutricional.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna_de_soja



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BCAA Natural - Pólen Apícola

polen2

Prato principal das abelhas, os pequenos grãos que elas colhem das plantas também são um tesouro nutritivo para o ser humano.

O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui. Pesquisas científicas concluíram que o pólen pode e deve ser usado para o consumo humano, pois em sua composição é um alimento rico em proteínas em torno de 20%.

É considerado o bife verde, ou seja, proteína de excelente qualidade e em ótima quantidade de origem vegetal sendo que os aminoácidos dessas proteínas são todos os aminoácidos essenciais ao consumo humano.

Há na natureza 22 aminoácidos essenciais para a saúde humana, e o pólen é o único alimento que contém todos os 22 aminoácidos, incluindo os chamados BCAA’s (Leucina, Isoleucina e Valina). Quase todas as vitaminas foram identificadas no pólen, sendo particularmente rico em carotenos (vitamina A). Em nutrição esportiva os atletas fazem a suplementação com os BCAA´s, que é uma mistura de aminoácidos essenciais que não é produzido pelo organismo, portanto o pólen é um suplemento natural.

Os macronutrientes do pólen das abelhas são:

Aminoácidos

Bioflavanóides

Carboidratos

Enzimas

Hormônios

Lipídios

Sais minerais

Vitaminas (dos grupos A, E, K e P (ou flavonóides) e mais a B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C e D).


Benefícios:


Envelhecimento Cerebral: o pólen fornece todos os aminoácidos (proteínas) necessários para a fabricação, de um neuro-hormônio produzido na glândula hipófise do cérebro que controla a dor e aumenta a capacidade das pessoas de reduzirem o stress, amnésia e cansaço mental. Quando consumido, o pólen produzirá efeito eufórico, aumentando a capacidade física e mental. Isto explica a ação do pólen no que diz respeito ao humor, euforia, vitalidade e principalmente a diminuição do envelhecimento cerebral e stress.
Potente energizante: a quantidade de nutrientes contidas no pólen já é suficiente para melhorar a disposição ao longo do dia. Ainda a quantidade de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B contidas nesse alimento aumentam o vigor e ajudam a dar um basta no cansaço.
Benefícios para a pele: é ótimo anti-inflamatório para a pele e ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase. Os aminoácidos e os outros nutrientes presentes no pólen ajudam a proteger a pele e regenerar as células.
Ação sobre o aparelho digestivo e intestinal:  Melhora a digestão devido à presença das enzimas que deixam os alimentos bem digeridos e também devido a sua composição promove o equilíbrio da flora intestinal.
Ação protetora do sistema vascular:   devido a grande quantidade de rutina (bioflavanóide antioxidante), o pólen acaba sendo ótimo tonificante para os capilares e vasos sanguíneos atuando sobre o sistema circulatório, promovendo um fortalecimento das veias e artérias. Ajuda a prevenir o entupimento das artérias sendo ótimo para prevenir infartos e AVC’s e também é indicado para pessoas que possuem varizes.
Benefícios para a Próstata: O pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata. Sabe-se que os hormônios vegetais não têm efeitos colaterais e tem a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas. Para os que sofrem de hiperplasia na próstata, este superalimento pode ajudar pois diminui a inflamação e diminui a urgência ao urinar.
O pólen e a visão: A falta ou deficiência de vitamina A provoca perda de visão, flacidez da pele nos idosos e aparecimento de acnes (espinhas) nos jovens. O pólen pela sua riqueza em vitamina A, tem papel importante para a visão, diminuindo o cansaço ocular e melhorando a visão, especialmente dos idosos.
Ação na hemoglobina do sangue:  Anemia é por definição a diminuição do numero de glóbulos vermelhos do sangue ou a diminuição superficial da hemoglobina. O pólen, em particular na sua composição, é rico em ferro, em vitaminas do grupo B (particularmente B12) que aumentam a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos auxiliando no tratamento a anemia.
Ação sobre os radicais livres: Os radicais livres são muito agressivos para as células, inibindo ou dificultando a sua multiplicação, acelerando o envelhecimento das pessoas. O pólen auxilia e muito a diminuir a ação dos radicais livres.
Ação reguladora hormonal: Por conter alto valor nutricional, o pólen estimula a produção dos hormônios femininos e masculinos. Assim como a geleia real, é indicada para as síndromes do climatério feminino e masculino, por atuar como estimulador do organismo e regulador das funções orgânicas. Para a mulher na menopausa, evita a necessidade de reposição hormonal artificial (com raras exceções), reduz os efeitos incômodos da menopausa. Para homens na andropausa, após os 50 anos de idade, evita o crescimento da próstata.

O consumo indicado é em torno de cinco gramas, ou uma colher de sopa ao dia, para atletas antes ou no pós treino, pode ser consumido puro, ou em preparados como bolos, sobre saladas, leite, sucos, ou como preferir.


Fontes: