domingo, 14 de setembro de 2014

Nutrição e Reeducação Alimentar

O termo nutrição na maioria das vezes está ligado ao ato de nutrir. Ou seja, melhorar a substância do corpo a partir da ingestão de diversos alimentos. Desse modo, nutrição é o nome que se dá ao processo de fornecimento de nutrientes necessários a vida tanto animal quanto vegetal. A palavra também se usa para definir a ciência que estuda as relações existentes entre o ser humano e o alimento ingerido por ele, assim como a prevenção de doenças por meio da nutrição numa tentativa de melhorar e preservar a saúde dos seres humanos.

Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário