segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Iogurte Caseiro

Receita prática de iogurte natural feito em casa, sem conservantes e corantes.





Ingredientes:

1 litro de leite desnatado ou semidesnatado
1 copo de iogurte natural desnatado sem açúcar

Modo de preparo:

Leve o leite ao fogo, quando começar a ferver desligue. Espere ficar morno e depois disso acrescente o iogurte natural. Mexa, para que o iogurte seja dissolvido no leite. Lembrando, o iogurte não deve está gelado. Após isso, coloque a mistura em uma vasilha plástica ou de vidro (de preferência) ou até mesmo na embalagem do leite que vem com tampa. Guarde em local fresco (pode ser no armário da cozinha) em temperatura ambiente por 8 horas. Passado o tempo, escorra o soro que se forma e guarde na geladeira.

Sugestão de consumo:

Pode ser consumido ao natural sem açúcar, se preferir, pode adoçar com mel quando for consumir. Fica muito bom bater com frutas: morango, mamão, ameixa, maçã, banana. Pode acrescentar granola, castanhas, nozes, amêndoas.


Conservado na geladeira tem validade de 15 dias.



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Noz macadâmia, já ouviu falar?

Já tinha ouvido falar, porém não sabia dos benefícios da macadâmia. Entre uma pesquisa e outra encontrei muitas informações e, o melhor, comprei uma porção de benefícios à saúde por um preço bem legal R$ 5,00 (100g). Então, vamos conhecer um pouco da macadâmia?
Planta nativa da Austrália, é considerada uma das nozes mais finas do mundo. Isso por conta dos altos valores nutricionais, benefícios para a saúde e, claro, do sabor irresistível. No Brasil ela não é muito consumida, mas a realidade esta mudando e os brasileiros estão começando a se interessar por alimentos mais saudáveis e que proporcionem retorno à saúde.
Estudos comprovaram que se consumida regularmente a macadâmia proporciona uma redução significativa de doenças cardiovasculares, aumento das defesas reduzindo os processos inflamatórios. Ela também apresenta em sua composição, um grupo de substâncias químicas complexas e inter-relacionadas, denominadas fitoquímicos, de origem vegetal, que são muito importantes no metabolismo. Ela age contra os radicais livres, pois, possui processo antioxidante diminuindo a ocorrência de doenças degenerativas. Uma alimentação que contenha macadâmia regularmente promove boa saúde, longevidade e combate as doenças no organismo humano.
Por ser fonte de fibras a macadâmia ajuda nas dietas para emagrecer, uma vez que o organismo demora mais para fazer a digestão e mantem por muito mais tempo à sensação de saciedade.
Mas qual é a quantidade ideal para o consumo? Para alcançar todos esses benefícios, basta comer apenas 20g (cerca de 9 unidades) por dia. Isso soma 85 calorias, nada comprometedor para a balança! Você também encontra essa noz em receitas de pães, saladas e até sobremesas como o sorvete.
Benefícios
Coração:

A noz macadâmia é 100% livre de colesterol e é altamente benéfica na redução de colesterol. Estas nozes são ricas em gorduras monoinsaturadas saudáveis, reduzem o nível de colesterol ruim, LDL e ajudam a limpar as artérias. A noz macadâmia também reduz o nível de triglicérides, que é um tipo de gordura corporal, além de reduzir o risco de doença coronária.
Antioxidantes:

Outro benefício para a saúde da noz macadâmia vem de seu alto teor de flavonoides. Os flavonoides encontrados naturalmente nesta planta ajudam a evitar que as células sofram danos e protege de toxinas ambientais. Estes flavonoides transformam-se em antioxidantes no nosso corpo. Estes antioxidantes procuram e destroem os radicais livres, além de proteger nosso corpo de várias doenças e certos tipos de câncer, que inclui mama, colo do útero, pulmão, próstata e câncer de estômago.
Para a perda de peso:

As pessoas costumam evitar o consumo da noz macadâmia por pensar que ela é carregada de gorduras e colesterol. No entanto, a gordura presente na noz macadâmia, monoinsaturada, que promove a perda de peso. A noz macadâmia é rica em ácido palmitoleico e ômega 7, óleo gorduroso que fornecem blocos de construção para as enzimas, controla a queima de gordura e reduzir o apetite. Ácido palmitoleico aumenta o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura. O seu conteúdo de ácidos graxos torna um alimento extremamente gratificante e você vai precisar apenas de um punhado para se sentir satisfeito.
Proteínas:

As macadâmias contêm níveis significativos de proteína, que é um componente essencial da nossa dieta e forma os músculos e tecidos conjuntivos em nossos corpos. As proteínas são uma parte do nosso sangue que age positivamente em nossa saúde. Eles também ajudam a manter a saúde dos cabelos, unhas e pele.
Fibra alimentar:

Macadâmias contém cerca de 7% de fibra dietética. A fibra dietética é composto de carboidratos complexos e inclui muitos tipos de fibras solúveis e insolúveis. A fibra dietética promove a saciedade, fornece fibras, auxilia a digestão, ajudam a reduzir a constipação e várias outras doenças relacionadas ao intestino.
Saúde óssea:

O fósforo presente na noz macadâmia desempenha uma variedade de papéis, incluindo ossos e dentes, metabolismo, absorção e transporte de nutrientes. O cálcio também ajuda na formação de ossos e dentes. O Manganês da macadâmia ajuda o corpo a depositar novo tecido ósseo, de modo que o esqueleto permanece forte. Omega 3 previne a osteoporose e reduz a gravidade da artrite.
Promove a saúde do cérebro:

O consumo regular de noz macadâmia promove a saúde do sistema nervoso. O cobre presente na noz macadâmia ajuda a fazer neurotransmissores, substâncias químicas que nosso cérebro usa para enviar sinais químicos.

Fontes: