sábado, 29 de novembro de 2014

Receita Funcional - Couve-flor com mussarela de búfala e atum

Ingredientes:


• 1 couve-flor de bom tamanho
• 250g de mussarela de búfala
• 8 tomates grandes e maduros
• 1 pimentão vermelho picado
• 1 cebola grande
• 2 dentes de alho socados
• 2 latas de atum em água
• 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra virgem
• Salsa e cebolinha picadas
• Orégano
• Queijo parmesão ralado
• Pimenta
• Sal

Modo de preparo:


Refogue o alho socado e a cebola ralada em uma frigideira antiaderente. Deixe dourar e junte o pimentão, os tomates picadinhos (sem pele e sem semente) e o atum em pedaços. Refogue em fogo brando e adicione água fervente apenas necessária para uma boa porção de molho. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Quando atingir boa consistência e sabor, retire do fogo.
Lave bem a couve-flor, corte em galhos de tamanho regular. Com cuidado, retire as fibras duras, e cozinhe no vapor. Tome cuidado para não amolecer. Salgue e arrume os galhos num refratário untado com um pingo de óleo. Misture o azeite à salsa e cebolinha e espalhe sobre a couve-flor. Arrume sobre a mesma toda a mussarela ralada grosseiramente ou picadinha. Cubra com molho de atum, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno quente por alguns minutos até derreter a mussarela e começar a gratinar. Sirva a seguir.

Cirurgia bariátrica e reeducação alimentar

Metade das pessoas obesas que fazem redução de estômago voltam a engordar parcialmente, e 5% ganham todo o peso novamente. Por isso, não adianta apenas se submeter à cirurgia bariátrica: é preciso mudar os hábitos e ter uma reeducação alimentar para o resto da vida.

A operação também deve ser a última alternativa para quem precisa emagrecer seja por obesidade mórbida ou por doenças associadas ao excesso de peso.

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e o cirurgião bariátrico Marco Aurélio, a bariátrica não faz milagres e envolve riscos e eventuais complicações no pós-operatório, como todo procedimento de alta complexidade. E, ao contrário do que muita gente pensa, o estômago das pessoas gordas não é maior nem mais elástico que o das magras.

Mas é necessária muita força de vontade e também muita persistência. O estômago é um saco de fibras e músculos, capaz de acumular alimentos. Faz parte da digestão, encaminhando o produto para o duodeno continuar essa tarefa e por ser um órgão muscular, ele é capaz de aumentar e diminuir, é como se fosse um saco elástico.
Quanto mais coisas se coloca dentro de um saco elástico, mais o elástico vai ficando flácido e esticado. Assim é o estômago. Se frequentemente comemos demais, a musculatura vai ficando flácida e o estômago dilatado. Sendo assim será necessário cada vez mais alimento para conseguir aquela sensação de estômago repleto. Não devemos desprezar a sabedoria popular.

Antigamente era muito comum ouvir a frase: "..você está comendo demais, vai dilatar o estômago.." Segundo especialistas, de acordo com a anatomia e fisiologia do estômago, dá para compreender a sabedoria popular. 

Estômago "cheio" não é sinônimo de boa alimentação. O gastroenterologista Moacyr Pádoa Vilela, da Escola Paulista de Medicina, declarou em um artigo que a capacidade média do estômago de uma pessoa adulta normal, é de 1 litro e meio de alimentos. Ele pode aumentar até 40 vezes. Se uma pessoa altera radicalmente a forma de alimentação, com o passar dos anos o tamanho do seu estômago também poderá mudar.

Reduzir a ingestão de alimentos pode levar, com o tempo, à diminuição do apetite. Mesmo assim, estudos mostram que reduzir significativamente a ingestão de calorias produz reduções mensuráveis na capacidade do estômago de uma pessoa.

Em um estudo cientistas recrutaram um pequeno grupo de homens e mulheres obesos e o dividiram em dois grupos: o primeiro grupo comia livremente e outro passou pelo processo de reeducação alimentar que incluía pequenas refeições. Entre os que aderiram a reeducação, a capacidade gástrica foi reduzida de 27% a 36%, em média. O efeito se dá também no caso oposto: a ingestão repetida de grandes refeições e, particularmente o exagero, aumenta a capacidade do estômago. 

Para alguns especialistas, reduzir a ingestão de comida através da reeducação alimentar parece reduzir a capacidade do estômago naturalmente.

Portanto, a cirurgia bariátrica em alguns casos, serve como paliativo, pois se não houver disciplina e reeducação alimentar o estômago volta a aumentar e a pessoa ganha peso novamente.




Fontes:



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Relaxe e emagreça


A conexão entre stress e ganho de peso se dá de uma forma muito discreta, praticamente invisível, justamente por ser comandada pelo cérebro. É ele quem disfarça e age de forma silenciosa. 
A evidência mais clara, segundo estudos, é justificada pela combinação nada amigável do hormônio cortisol (liberado pelas glâdulas suprarenais em situações de stress) com a leptina (substância responsável pela sensação de saciedade). Nossas células são afetadas quando os dois entram em choque. O cortisol torna as nossas células menos sensíveis à leptina. Quando o cérebro não sente seus efeitos, naturalmente a pessoa sente mais vontade de ingerir açúcar e tende a comer mais.
Tentar diminuir os níveis de stress pode ajudar no emagrecimento. Quando o corpo ganha um alívio, o metabolismo é estimulado. Assim, a gordura depositada fica mais fácil de ser queimada e, consequentemente, haverá maior perda de peso. Outra possibilidade de minimizar os efeitos do stress e garantir o corpo em forma é incluir as atividades físicas na rotina por, pelo menos, três vezes por semana. Exercícios ajudam a aumentar naturalmente os níveis de seretonina do organismo, o que eleva a sensação de bem-estar. 
 
Segue uma lista de alimentos que diminuem o stress e a ansiedade.
 
Alface: Atua como calmante.
 
Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contém zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.
 
Castanha do pará ou amêndoas: Melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do stress.
 
Maçã: A fruta é rica em actidina (uma enzima que melhora a circulação do sangue), potássio, vitamina A, B1, B2, e fósforo, que combate o stress e a fadiga.
 
Espinafre e brócolis: Previnem a depressão.
 
Grãos integrais: A ingestão de vitamina B, contida principalmente em grãos integrais, pode diminuir o stress mental causado pelo excesso de trabalho ou estudo.
 
Frutas cítricas: Morango, laranja, kiwi, goiaba, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade, diminui o risco de gripes e resfriados que afetam a energia.  Estudos comprovaram que essa vitamina diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado  em resposta ao stress e à ansiedade e responsável por transmitir a “notícia” de stress para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
 
Chocolate: É rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.
 
Banana: Esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
 
Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.
 
Chá verde: Contem cafeína, é estimulante do sistema nervoso. Três xícaras de chá verde por dia, dará mais disposição. Além disso, o chá verde é extremamente saudável e ajuda no emagrecimento, pois é desintoxicante.
 
Chá de camomila: Trata-se de uma erva aromática digestiva, e um tranquilizante natural que ajuda no tratamento da tensão nervosa, reumatismo, problemas circulatórios, stress, ansiedade, insônia e dores de cabeça, etc. Seu efeito calmante é tão poderoso que pode ser utilizado também diretamente no corpo, através do banho das folhas e flores.
 
Além dos alimentos supracitados, pode-se utilizar terapias como massagens, acupuntura, yoga, aromaterapia e musicoterapia para diminuir o stress e a ansiedade do dia a dia.
 
Porém, o mais importante é viver de forma leve, resolvendo sempre os problemas da melhor forma. A vida é cheia de contratempos e saber lidar com eles de forma tranquila é fundamental.
 
 
Fontes:

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Kangoo Jumps: A nova moda


Pesquisando em alguns sites e blogs encontrei a mais nova sensação, o Kangoo Jumps. Bem, não é tão nova assim, mas conforme informações pesquisadas ele é ideal para emagrecer, fortalecer pernas e glúteos.


O visual pode deixar muitos desconfiados, mas essas botas estranhas com arcos de mola são as tão aclamadas botas de Kangoo Jumps. Elas podem até ser parecidas com os patins, mas 1 hora de exercícios com elas é capaz de gerar um gasto calórico de 900 calorias.

Mas o grande diferencial das botas ainda é o sistema de amortecimento, capaz de reduzir até 85% o impacto, sendo considerado o calçado de menor impacto do mundo.

Veja algumas curiosidades sobre o Kangoo Jumps:
  • Cada bota da Kangoo Jumps pesa 1,7 kg, mas, devido à absorção do impacto, os participantes não costumam sentir o peso;
  • 30 minutos da atividade equivale a uma massagem linfática. Por isso é ótimo para ajudar a reduzir a celulite;
  • Foi criado com o objetivo de ser um sapato esportivo para corrida. Hoje existem diversas atividades que podem ser realizadas com a bota;
  • A poderosa estrutura de arcos consegue absorver de 80% a 85% do impacto;
  • Pode ser praticado por crianças e até idosos, basta um pouco de treino;
  • Uma hora de exercícios com o Kangoo oferece uma queima calórica de até 900 calorias;
  • Trabalha com a gravidade positiva, que aumenta muito o trabalho muscular. Os exercícios são simples de executar, porém, a carga muscular é bem mais alta.

Alguns Benefícios:

  • Trabalha todo o corpo, inclusive o centro do corpo para manter o equilíbrio;
  • Aumenta capacidade cardiorespiratória;
  • Queima muitas calorias;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Reduz a celulite, pois ativa o sistema linfático.



Porém, nem tudo são flores. O preço do sapato fitness não é dos mais baratos. A média de preço do Kangoo Jumps varia entre R$ 599,90 e R$ 1.190,90.



Fonte:


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comida de criança ou publicidade abusiva?

Muuuito corajosa, Francine. Peitando a indústria de alimentos em prol da alimentação saudável. Como li em um comentário, ela é a Sheherazade  da Nutrição.





A hora e a vez das berries

As berries ou frutas vermelhas (e roxas rosas...) como são mais conhecidas, além de saborosas são muito benéficas à saúde. Se você ainda não as conhece, não perca tempo, esse é o momento para saber tudo o que elas têm para lhe oferecer. 
Muitas dessas frutas são provenientes da Europa América do Norte. No Brasil algumas são cultivadas na região Sul do país. Estão conquistando médicos e consumidores brasileiros por conta dos benefícios que podem trazer para a beleza, como retardar o envelhecimento e amenizar os danos à pele causados pelo sol.

Goji Berry
O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. 
O ideal é consumir o goji berry de manhã, pois ele irá proporcionar energia para o dia que vai começar. O alimento pode ser misturado a outras frutas ou a saladas, sucos e iogurtes. No Brasil é difícil encontrar a versão in natura do goji berry, normalmente ele é consumido desidratado. Caso o alimento seja ingerido na versão desidratada é recomendado ingeri-lo com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. Outra opção interessante é consumir o goji berry na forma de suco. 
Benefícios
Ajuda a emagrecer;
Diminui as celulites;
Melhora o sistema imunológico;
Melhora a visão;
Protege a pele;
Ação anticancerígena;
Previne doenças cardiovasculares;
Protege o cérebro;
Proporciona bem-estar;
Ação antioxidante

Cranberry
Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco. Contém vitaminas A, C e D. Além de ser uma fruta rica em antioxidantes.
Benefícios
Combate à gordura - Não existe nenhum efeito comprovado sobre os benefícios do cranberry para o emagrecimento, mas como a fruta contém resveratrol, combate o alto teor de gordura no sangue, protegendo o coração.
Previne infecção Urinária - Possui um componente que inibe a fixação da bactéria nas paredes da bexiga e da uretra.
Colágeno - Contém componentes que auxiliam nosso organismo na produção de colágeno.
Vitamina C - Irá fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.
Fibras - Ajudam o organismo a evitar a constipação, liberando o fluxo intestinal.
Antioxidante - Combate os radicais livres, ajudando a prevenir o câncer e tumores.
Vitamina A - Possui um importante papel na manutenção da visão.
Energia - A partir da frutose, gera energia e maior disposição para nosso corpo.
Previne placas bacterianas - Estudos recentes comprovam seus benefícios contra a fixação de bactérias que causam as placas bacterianas nos dentes.
Auxilia na redução do colesterol - Auxilia nosso organismo a reduzir o alto colesterol no sangue, causado por alimentos de origem animal, geralmente com excesso de gordura.
Bloqueador de cortisol - Possui um poderoso antioxidante, que regula o hormônio do cortisol liberado, por exemplo, em momentos de estresse.

Blueberry
Blueberry é uma fruta, nativa de regiões da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil, é conhecido como mirtilo. É uma fruta rica em fibras (pectina), antioxidante (bio-flavonoides) e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio).
Por possuir propriedades que estimulam a circulação sanguínea e a redução da taxa de açúcar no sangue, auxilia no emagrecimento. Mas a principal característica da fruta é o poder antioxidante. É conhecida como a fruta da longevidade.
Benefícios

Antioxidante - É um dos frutos que mais contêm antioxidantes, que ajudam a manter o sistema imunológico mais forte.

Reduz o colesterol - Possui componentes que auxiliam a baixar o nível de mau colesterol.

Memória - O fruto possui ações que irão proteger o cérebro dos efeitos de deterioração associados à ação do envelhecimento, como a perda da memória.


Visão - Possuir concentrações elevadas de antocianina, um composto que melhora a visão noturna e reduz a vista cansada.

Antienvelhecimento - Combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, causados pelo estresse, poluição cigarro, produtos químicos, entre outros.

Vaso dilatador – Por auxiliar na melhora da circulação sanguínea, é indicado para casos de varizes, hemorroidas e outros problemas circulatórios.

Anti-inflamatório - Indicado no tratamento de edemas, artrites e artroses.

Rico em resveratrol (polifenóis) - Previne enfartes e males cardíacos.

Longevidade - Mantém o sistema imunológico mais saudável, deixando o organismo mais resistente contra doenças e infecções.

Reduz a taxa de açúcar no sangue - Indicado para diabéticos.


Fontes:

Receita Funcional - Brigadeiro à base de abacate

Mudar os hábitos alimentares não significa necessariamente abrir mão de coisas gostosas, como o chocolate, por exemplo. Portanto, segue a dica de um brigadeiro diferente.

Ingredientes:

1 abacate
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir ponto de brigadeiro.